Notícias

Volkswagen pode fechar fábricas na Alemanha para cortar custos

Cortes de empregos são avaliados no país após programa de redução de custos lançado em 2023 não alcançarem as expectativas


02/09/2024 19h25

Pela primeira vez em sua história, a Volkswagen está considerando fechar algumas fábricas na Alemanha. Através de seu conselho de trabalhadores, a montadora anunciou nesta segunda-feira (2), que passa por um momento de corte de custos e busca maneiras de economizar.

A decisão de fechar fábricas em território alemão seria algo inédito, nunca visto nos 87 anos de história da empresa. O CEO, Oliver Blume, alertou que a indústria automotiva europeia está em uma “situação muito séria”.

Leia mais: Empresas alemãs temem efeito do avanço da ultradireita no leste

Nos últimos três anos, a companhia perdeu quase um terço de seu valor de mercado, resultando no pior desempenho entre as grandes montadoras de carros da Europa. A decisão de Blume surge após um programa de redução de custos lançado em 2023 ter ficado muito abaixo do esperado.

Hoje, a montadora emprega cerca de 300 mil funcionários e admitiu que pode voltar atrás e encerrar seu programa de estabilidade de emprego, vigente desde 1994 e que, atualmente, impede qualquer corte no quadro de funcionários até 2029. A medida seria tomada uma vez que a companhia considera que as saídas voluntárias ou por aposentadoria não serão suficientes.

Leia mais: Pipa causou apagão em SP e Guarulhos no último sábado (31), aponta Eletrobras

A Volkswagen tem enfrentado dificuldades pela queda em suas vendas, além de viver um cenário adverso, com a crescente concorrência dos fabricantes chineses, especificamente na China, seu principal mercado.

Marcas como BYD, que vendem veículos mais modernos e com custos mais acessíveis, fizeram a montadora alemã perder sua liderança nesse mercado. A atuação dos concorrentes pressiona a Voks a desenvolver veículos elétricos mais baratos e de maneira mais rápida, com o risco de perder mais espaço no mercado.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pipa causou apagão em SP e Guarulhos no último sábado (31), aponta Eletrobras

Netanyahu pede "perdão" por não conseguir salvar reféns israelenses encontrados mortos em Gaza

Governo federal espera arrecadar R$ 700 milhões com taxação de encomendas internacionais em 2024

Avião presidencial usado por Nicolás Maduro é preso pelos EUA na República Dominicana

Opinião discute sobre o suicídio como um problema de saúde pública nesta sexta-feira (6)