Notícias

STF e PF sofrem ataque hacker nos últimos dias

Tentativas foram registradas nesta terça-feira e na última quinta (29)


03/09/2024 19h53

O Supremo Tribunal Federal (STF), a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Polícia Federal (PF) sofreram tentativas de ataques de hackers nos últimos dias.

No caso da PF, o ataque foi registrado nesta terça-feira (3). Segundo a instituição, não houve danos ao sistema.

Leia mais: Roda Viva: O que é fato ou falso na entrevista de Pablo Marçal

"A Polícia Federal investiga ataque cibernético que gerou instabilidade em serviços prestados pela instituição. O acesso aos serviços já foi restabelecido e não foi detectado comprometimento aos sistemas e acessos a dados da instituição", afirmou a PF em nota.

Já o Supremo Tribunal Federal (STF) explicou que, na última quinta-feira (29), invasões cibernéticas também foram identificadas contra os sistemas da Corte.

"Os sistemas ficaram inoperantes por menos de 10 minutos. A equipe técnica do Tribunal agiu rapidamente, retirando os serviços do ar e implantando novas camadas de segurança, de modo que todos os acessos foram normalizados e não houve nenhum prejuízo operacional ao Tribunal", disse a Corte em nota.

A Anatel também informou que houve instabilidade nos seus sistemas e redes. "A Anatel esclarece que, como uma organização pública de grande relevância, é alvo frequente de ataques cibernéticos, especialmente em circunstâncias que envolvem temas sensíveis. Após a decisão do STF de bloquear o "X", a Agência observou um aumento esperado nesses ataques, o que ocasionou instabilidades momentâneas em seus sistemas e redes", afirmou a agência em nota.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Repórter Eco: projeto recria obras clássicas com lixo plástico

Boas Práticas Escolares valoriza o brincar e o aprendizado além da sala de aula

Ernesto Paglia é o novo apresentador do Roda Viva, da TV Cultura

Agrocultura deste domingo (18) mostra ressurgimento da Palmeira Juçara, na Mata Atlântica

Boas Práticas Escolares evidencia como diversão e aprendizado podem caminhar juntos