Anatel encontra torre de celular suspeita de interferir no GPS do aeroporto de Guarulhos
Em nota, a Anatel informou que após a averiguação, os fiscais desligaram a torre e fizeram testes de mediação resultando na cessão da interferência
04/09/2024 17h38
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) encontrou uma torre de celular suspeita de ser a fonte de interferência em sinal de GPS no Aeroporto Internacional de Guarulhos. Após detectar sinais interferentes na manhã desta terça-feira (3), fiscais da agência iniciaram uma investigação em campo.
Leia mais: Ataque a tiros em escola nos EUA deixa ao menos dois mortos
Em nota, a Anatel informou que após a averiguação, os fiscais desligaram a torre e fizeram testes de mediação resultando na cessão da interferência.
As operações de pousos e decolagens foram afetadas no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP), na última quinta-feira (29), devido a questões técnicas. Os voos sofreram atrasos e outros foram cancelados pelas companhias aéreas.
De acordo com a concessionária responsável pelo aeroporto, houve uma intermitência no sistema de navegação (GNSS), que é específico para aeronaves, e os sistemas do aeroporto e os de navegação aérea seguem operando normalmente.
Leia também: Radar que flagra motorista de longe já está circulando em 24 estados
REDES SOCIAIS