O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), fez uma série de determinações ao governo federal nesta terça-feira (10) a respeito do combate aos incêndios florestais no país. Entre as medidas, está a convocação imediata de mais bombeiros para auxiliar a Força Nacional no combate e na prevenção dos incêndios.
De acordo com o ministro, a quantidade de profissionais será decidida pelo Ministério da Justiça, e eles deverão ser recrutados de estados que não estão sendo diretamente atingidos pelas queimadas.
Leia mais: 13 cidades do estado de São Paulo apresentam focos ativos de incêndio nesta terça-feira (10)
A decisão foi tomada após o término de uma audiência no STF que discutiu as queimadas no país e determinou o combate aos incêndios na Amazônia e no Pantanal. O ministro também decidiu que, em até 10 dias corridos, deve ser ampliado o número de aeronaves das Forças Armadas, ou por meio de contratação junto ao setor privado para o combate.
Dino solicitou em um prazo de 30 dias corridos, a apresentação de um cronograma de ações que serão implementadas pelo Plano Amazônia: Segurança e Soberania (Plano Amas), com foco no combate ao desmatamento e no manejo do fogo.
Leia mais: Deolane tem prisão domiciliar revogada e volta para presídio no Recife
O ministro afirmou que o Brasil precisa conter as queimadas para evitar o aumento no preço dos alimentos e uma retaliação internacional pelo descumprimento de acordos ambientais firmados com outros países.
REDES SOCIAIS