O Governo do Estado do Rio Grande do Sul, em parceria com a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), publicou uma nota nesta quarta-feira (11) informando à população sobre a piora na qualidade do ar e a respeito da "chuva preta", fenômeno observado na região.
Moradores de cidades da região sul do RS registraram o evento incomum na terça-feira (10). A chuva preta foi vista em cidades como Arroio Grande, São Lourenço do Sul, Pelotas e São José do Norte.
Leia mais: São Paulo tem o ar mais poluído do mundo pelo terceiro dia consecutivo, aponta site
A coloração escura presente na água da chuva chamou a atenção, gerando muita curiosidade e preocupação entre os moradores. De acordo com informações do g1, o Centro de Pesquisas e Prevenções Meteorológicas da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) destacou que a mistura de fuligem da fumaça das queimadas com a chuva resultou na cor peta.
Leia mais: Em meio à onda de queimadas em todo o país, Lula anuncia criação da Autoridade Climática
Para amenizar os riscos causados pelo excesso de partículas de fuligem e fumaça presentes na atmosfera, é recomendado o uso de máscaras, manter-se bem hidratado e deixar os ambientes mais úmidos.
REDES SOCIAIS