Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução
Reprodução

O velório de Alberto Fujimori, ex-presidente do Peru, teve início nesta quinta-feira (12), no Museu da Nação, em Lima.

A informação foi divulgada por Keiko Fujimori, uma das filhas do político e responsável por confirmar sua morte aos 86 anos na quarta-feira (11).

De acordo com a publicação feita por ela nas redes sociais, a despedida seguirá até a manhã de sábado (14), quando o corpo será levado para o cemitério Campo Fé, em Huachipa.

Fujimori, que esteve à frente do país entre os anos de 1990 e 2000, foi preso duas vezes por crimes contra a humanidade, deu um autogolpe e fugiu após acusações de corrupção e até de mentir sobre sua nacionalidade.

Em maio deste ano, ele revelou que um tumor maligno na língua havia sido detectado. Alguns anos antes, em 2018, afirmou que tinha um tumor no pulmão, além de sofrer de várias doenças, como hipertensão crônica, gastrite, lombalgia crônica e artrose lombar.

Leia também: Bolívia passa por onda de incêndios florestais; parte das áreas queimadas é da Amazônia

A morte ocorreu na casa de Keiko, no bairro de San Borja, onde ele recebia tratamento médico constante. Fujimori foi morar no local após sair da cadeia, em dezembro de 2023.

A última vez que foi visto publicamente foi em 4 de setembro daquele ano, ao ser liberado em uma cadeira de rodas de um hospital privado. Na oportunidade, chegou a ser questionado por jornalistas se disputaria a eleição em 2026, conforme planejava. Sorrindo, respondeu: "Vamos ver, vamos ver”.

Em comunicado oficial, o Governo do Peru lamentou a morte e desejou condolências à família: "Nossas sinceras condolências à família, a quem acompanhamos em sua profunda dor. Que Deus o tenha em Sua glória e que descanse em paz". Após isso, um luto nacional de três dias foi decretado nesta quinta-feira (12) em todo o país. Fujimori deixa quatro filhos e cinco netos.

Leia também: Ricardo Viveiros conversa com Anne Wilians no Brasil, Mostra a Tua Cara! deste domingo (15)