Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ricardo Stuckert
Foto: Ricardo Stuckert

Uma relíquia da cultura indígena foi devolvida nesta quinta-feira (12) oficialmente ao Brasil. A cerimônia de celebração à devolução do Manto Tupinambá ocorreu no Museu Nacional, no Rio de Janeiro.

O evento, que teve iniciativa do Ministério dos Povos Indígenas, contou com a presença da ministra da pasta, Sonia Guajajara; do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT); e da primeira-dama Janja.

O manto ficou no museu nacional da Dinamarca por 335 anos.

Leia também: Em meio à seca, governo solicita estudo sobre volta do Horário de Verão

A peça tem 1m80 de altura e milhares de penas vermelhas de guarás. Ela foi levada à Copenhague em 1689 e trazida de volta ao Brasil no início de julho.

Segundo antropólogos, a relíquia foi produzida um século antes. Os tupinambás consideram o manto um ser vivo, capaz de conectá-los com os seus ancestrais.

O presidente Lula discursou no evento. Ele criticou o Congresso Nacional por ter derrubado o veto presidencial que barrava a tese do Marco Temporal.

Leia também: Câmara aprova projeto que aumenta pena de feminicídio para até 40 anos