Notícias

Governo sobe estimativa de crescimento do PIB em 2024 para 3,2%

A partir da projeção de alta, o governo passou a esperar uma aceleração no ritmo de crescimento da economia brasileira


13/09/2024 19h09

O governo brasileiro aumentou nesta sexta-feira (13) para 3,2% a estimativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2024. A revisão foi feita após a divulgação do resultado do segundo trimestre, que apontou uma alta de 1,4% acima do esperado.

A informação já está publicada no Boletim Macrofiscal divulgado nesta sexta-feira (13) pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Fazenda.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, havia dito na última quarta-feira (11) que a estimativa do PIB deste ano deveria ser revisada para mais de 3%.

Leia também: Rock in Rio confirma apresentação de Ludmilla após funkeira cogitar cancelar show

Liniker anuncia novas datas da turnê de 'CAJU' pelo Brasil

“Devemos divulgar nesta semana a reprojeção do PIB e as consequências sobre a arrecadação, possivelmente com um aumento da projeção para além do que estávamos esperando. Deve vir mais forte, possivelmente 3% para cima, 3% de crescimento, talvez até um pouco mais, crescimento do PIB deste ano", sinalizou o ministro.

Em 2023, o PIB registrou um aumento de 2,9% na comparação com o ano anterior. A partir da projeção de alta de 3,2%, o governo passou a esperar uma aceleração no ritmo de crescimento da economia brasileira.

Em relação à inflação, o Ministério da Fazenda piorou sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2024. Na prática, quanto maior a inflação, menor é o poder de compra das pessoas, principalmente das que recebem salários menores, já que o preço dos produtos aumenta, sem que o salário acompanhe esse crescimento.

O Ministério da Fazenda também revisou a projeção do PIB para 2025. Antes, a estimativa era de 2,6% de crescimento. Agora, passou para 2,5%.

De acordo com o documento, essa mudança tem a ver com “perspectiva de início de novo ciclo de alta nos juros pelo Banco Central em 2024, conforme apontado pelas expectativas de mercado”.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP implanta teste pioneiro para detectar nova variante da Mpox no Brasil

Ministro confirma aval de Lula para encerrar saque-aniversário do FGTS

Fiscalização do trabalho realiza inspeção no Rock in Rio

Gilmar Mendes pede vista e adia julgamento de liberdade de Robinho

Itália estuda cobrar turistas pela visita à Fontana di Trevi, um dos principais pontos turísticos de Roma