Chuvas torrenciais provocaram inundações na Europa central neste sábado (14). O país mais atingido foi a República Tcheca.
As equipes de bombeiros e resgate tiveram muito trabalho durante todo o dia. Pelo menos 63 mil famílias ficaram sem eletricidade, segundo a empresa de energia do país.
Inicialmente os meteorologistas falaram em ciclone. Depois, como o evento perdeu força, chamaram de tempestade Boris. Um sistema de baixa pressão no norte da Itália empurrou as nuvens para o centro do continente e provocou chuva forte desde as primeiras horas do dia na República Checa, Polónia, Roménia, Áustria, Alemanha, Eslováquia e Hungria.
A inundação atingiu dezenas de cidades, na República Tcheca. A força das águas destruiu pontes e paralisou as linhas de trens em todo o território.
Leia também: Rio Madeira, em Porto Velho, atinge menor nível desde 1967
Nas áreas próximas ao Rio Moldava, o mais longo do país, a população improvisou barricadas com sacos de areia. Mesmo assim, as águas invadiram ruas e casas.
Na capital, Praga, o volume de água subiu rapidamente e o Moldava transbordou. nas margens, vários edifícios públicos foram interditados.
O serviço de meteorologia espera por novas, e mais fortes, tempestades na região.
Leia também: Chances de infarto podem aumentar 20% em dias de calor intenso
REDES SOCIAIS