Notícias

Calor e tempo seco em setembro impulsionam aumento no consumo de energia

Redução nos níveis dos reservatórios de hidrelétricas, comum nessa época do ano devido à escassez de chuvas, preocupa


17/09/2024 11h16

As altas temperaturas e a baixa umidade registradas em setembro têm gerado um aumento expressivo no consumo de energia em diversas regiões do país, especialmente no Centro-Oeste e no Brasil Central.

Essas condições climáticas, cada vez mais frequentes e intensas, acarretam uma série de impactos, entre eles o crescimento na demanda por eletricidade.

Leia também: Incêndio no Parque Nacional de Brasília deixa mais de 20 escolas sem aulas no DF

Nos primeiros dias de setembro, o consumo de energia alcançou uma carga de 79.443 MWmed, de acordo com dados do Operador Nacional do Sistema (ONS). Esse valor representa um aumento de 9,3%, em comparação ao mesmo período de 2023, quando o consumo foi de 72.701 MWmed.

Além disso, o ONS revisou para cima as previsões de crescimento da carga no Sistema Interligado Nacional (SIN) para setembro, estimando agora um aumento de 3,2%, acima dos 0,3% projetados inicialmente.

A redução nos níveis dos reservatórios de hidrelétricas, comum nessa época do ano devido à escassez de chuvas, também preocupa.

Segundo o ONS, o subsistema Norte deve encerrar o mês com 74,3% de sua capacidade de armazenamento de energia, enquanto o Nordeste deve ficar com 50,3%. No Sudeste/Centro-Oeste, o nível estimado é de 46,9%, e no Sul, 48,4%. Esses valores estão abaixo das previsões iniciais, que indicavam níveis mais elevados.

O cenário de calor extremo, com umidade do ar em níveis comparáveis aos de regiões desérticas, agrava a ocorrência de queimadas no Brasil Central e intensifica a pressão por um aumento na bandeira tarifária. Especialistas já não esperam o retorno da bandeira verde para este ano, o que deve manter as contas de energia mais altas por mais tempo.

Leia mais: Bolsa Família 2024: Caixa Econômica Federal inicia pagamentos de setembro nesta terça (17)

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pela primeira vez em 16 dias, estado de São Paulo zera registro de novos focos de incêndio

Calor e tempo seco em setembro impulsionam aumento no consumo de energia

Incêndio no Parque Nacional de Brasília deixa mais de 20 escolas sem aulas no DF

Bolsa Família 2024: Caixa Econômica Federal inicia pagamentos de setembro nesta terça (17)

Incêndios florestais causam prejuízo de R$ 1,1 bilhão aos municípios brasileiros