Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Pela primeira vez em 16 dias, o estado de São Paulo zerou o registro de novos focos de incêndio na segunda-feira (16).

Os dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) foram divulgados nesta terça-feira (17). Em nota, a Defesa Civil informou às 6h o combate de três focos de incêndio que já estavam em andamento, nas cidades de Bananal, Itirapuã e Mococa, no interior paulista.

A última vez em que o estado contabilizou a inexistência de novos focos de incêndio foi no dia 29 de agosto. No momento, 48 municípios ainda seguem em alerta máximo para queimadas.

O Mapa de Risco de Incêndio, que é uma das ferramentas tecnológicas que auxiliam no monitoramento de queimadas em vegetação durante o período da estiagem, indica grau máximo de risco em faixas do território norte paulista.

Leia também: Incêndio no Parque Nacional de Brasília deixa mais de 20 escolas sem aulas no DF

Segundo o Inpe, 1.783 focos ativos de incêndio foram contabilizados em setembro até a segunda-feira (16), um número 4,7 vezes maior que o total registrado em todo o mês de setembro de 2023, quando 375 focos ativos foram confirmados.

Nesse momento, recomenda-se ter cuidado redobrado com a saúde, com a ingestão de bastante água e proteção solar. A prática de atividade física ao ar livre deve ser evitada nos horários mais críticos do dia, sendo sugerido o uso de soro nos olhos e nariz.

A Defesa Civil do estado, juntamente com as Defesas Civis municipais, adota medidas de prevenção, como vistorias nas áreas mais suscetíveis às queimadas, construção de aceiros e intensificação das campanhas de conscientização junto à população.

Leia também: Datena reafirma que não se arrepende de cadeirada: “vou honrar minha família até a morte"