O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, na manhã desta quarta-feira (18), um telefonema do presidente russo, Vladimir Putin. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia foi um dos temas discutidos durante a conversa.
Segundo o Palácio do Planalto, os governantes conversaram sobre propostas de paz abordadas pelo Brasil e pela China para o conflito entre os dois países no Leste Europeu, que já se estende há cerca de dois anos.
Leia mais: Casa Branca critica proibição do X no Brasil, diz jornal americano
A proposta sino-brasileira foi apresentada no mês de maio e é baseada em seis pontos, com destaque para a criação de uma conferência internacional de paz que seja reconhecida por ambas as partes e com participação igualitária entre as autoridades russas e ucranianas.
Lula e Putin também conversaram sobre a reunião e os temas que serão discutidos na cúpula do BRICS, no próximo mês, em Kazan, na Rússia, além de tratar sobre as relações bilaterais entre os dois países.
Leia mais: Após pagers, walkie-talkies do Hezbollah explodem no Líbano e matam ao menos nove pessoas
Ainda em nota, o Planalto informou que Putin manifestou solidariedade ao Brasil no enfrentamento dos incêndios florestais que o país vem enfrentando há algumas semanas.
O presidente Putin manifestou solidariedade ao Brasil no enfrentamento dos incêndios florestais", diz o texto.
REDES SOCIAIS