Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A Casa Branca expressou preocupação com a decisão do governo brasileiro de bloquear o acesso ao X (antigo Twitter). A informação foi divulgada pelo jornal The New York Post.

A medida, tomada após uma disputa com o proprietário Elon Musk sobre liberdade de expressão e moderação de conteúdo, foi vista como uma restrição à liberdade de informação.

“Quando se trata de mídia social, fomos muito claros ao dizer que achamos que as pessoas devem ter acesso a ela. É uma forma de liberdade de expressão”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre, em resposta a uma pergunta de briefing de imprensa da repórter Raquel Krähenbühl, da TV Globo do Brasil.

Leia também: Usuários informam retorno parcial da rede social X no Brasil

O serviço está bloqueado no Brasil desde 30 de agosto, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

O bloqueio foi imposto com uma multa diária de R$ 50 mil, aplicável inclusive pelo uso de redes privadas, como VPNs. Na semana passada, Moraes também ordenou o bloqueio das contas do X e da Starlink, ambas pertencentes ao bilionário Elon Musk, para garantir o pagamento de multas.

Musk, por sua vez, se recusou a atender às exigências, classificando a medida como antidemocrática,descrevendo o decreto como antidemocrático e chamando o juiz de “ditador” repressivo e “Darth Vader do Brasil”.

Já o Ministro Alexandre de Moraes, escreveu uma decisão em abril, enquanto sua briga com Musk se intensificava: “A mídia social não é uma terra de ninguém!”,

Segundo o jornal, a posição da Casa Branca, no entanto, gera questionamentos sobre a consistência da política americana em relação às redes sociais. Enquanto critica o bloqueio do X no Brasil, a administração Biden apoia a proibição do TikTok nos Estados Unidos, alegando riscos à segurança nacional. Essa medida contrasta com a defesa da liberdade de expressão no caso do X.

Leia mais: André Mendonça determina instauração de inquérito para investigar acusações contra Silvio Almeida