Notícias

Israel criou empresa de fachada para vender pagers que explodiram ao Hezbollah, diz jornal

Citando as fontes israelenses, o The New York Times afirma que a empresa de fachada é a BAC Consulting KFT, já apontada nos últimos dias como envolvida na fabricação dos pagers detonados


19/09/2024 19h54

O serviço de inteligência de Israel criou uma empresa de fachada para vender pagers já com explosivos instalados ao Hezbollah, de acordo com o jornal americano The New York Times.

Com base em depoimentos de funcionários do serviço de inteligência israelense, a reportagem divulgada nesta quinta-feira (19) afirma que a empresa de fachada forneceu ao grupo os aparelhos que foram detonados na última terça-feira (17), deixando 12 mortos e mais de 2.700 feridos.

Citando as fontes israelenses, o jornal afirma que a empresa de fachada é a BAC Consulting KFT, já apontada nos últimos dias como envolvida na fabricação dos pagers detonados. Ainda segundo o veículo, a operação foi de longo prazo e começou a ser colocada em prática em 2022, antes mesmo de estourar a guerra entre Israel e o Hamas na Faixa de Gaza.

Leia também: Rede X começa a cumprir decisões do STF

Corinthians anuncia ingressos esgotados para possível estreia de Memphis Depay

Na ocasião, o Hezbollah estava começando a adotar pagers como forma de comunicação, na tentativa de driblar o rastreamento que Israel é capaz de fazer aos celulares. Os pagers são mais antigos e não têm GPS.

Segundo a reportagem, nos itens vendidos ao grupo armado foram inseridos micro explosivos com uma tecnologia que permitia que fossem detonados simultaneamente e à distância.

Até o momento, o governo de Israel não se manifestou, nem reivindicou autoria sobre os ataques.

O chefe do Hezbollah, Hassan Nasrallah, disse nesta quinta-feira (19) que a série de explosões de pagers e walkie-talkies do grupo extremista foi uma “declaração de guerra” por parte de Israel e prometeu vingança.

O grupo armado tem atacado o norte de Israel em apoio ao Hamas. Ambos são apoiados e financiados pelo Irã e lutam contra Israel.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel criou empresa de fachada para vender pagers que explodiram ao Hezbollah, diz jornal

Produção de ouro registrada pelos garimpos ilegais no Brasil cai 84% após medidas de combate

Moraes dá 24 horas para X comprovar representação legal no Brasil

Moraes multa X em R$ 5 milhões por dia por conta de 'truque' que driblou bloqueio à rede social no Brasil

Chefe do grupo Hezbollah diz que explosão de pagers e 'walkie talkies' é declaração de guerra