Lula viaja para Nova York para participar da 79ª edição da Assembleia Geral das Nações Unidas
Presidente deve ter reuniões bilaterais com outros presidentes e primeiros-ministros
21/09/2024 12h55
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) viajou na manhã deste sábado (21) para Nova York, nos Estados Unidos.
Lá o político participará da 79ª edição da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU) na próxima terça-feira (24). Ele será o primeiro chefe de Estado a discursar no debate geral.
Por tradição, cabe ao Brasil abrir os discursos de presidentes, primeiros-ministros e chanceleres no encontro anual de líderes dos países da ONU. A agenda internacional ocorre em um momento delicado para a imagem externa do país.
O Governo Federal defende pautas de preservação ambiental e tenta ser protagonista na transição energética, no entanto, apresenta dificuldades para enfrentar a onda de incêndios e queimadas.
Inclusão e combate à fome, a necessidade de encerrar as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza e defesa da democracia são temas que devem estar em pauta em Nova York.
Lula aproveita a viagem aos Estados Unidos para cumprir outros compromissos, como reuniões bilaterais com outros presidentes e primeiros-ministros.
No domingo (22), ele participa da Cúpula do Futuro, convocada pelo Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres, com o objetivo de definir compromissos para os países que integram a ONU. O retorno dele ao país está prevista para quarta-feira (25).
Leia também: Acidente com um ônibus do BRT deixa mais de 60 pessoas feridas no Rio de Janeiro
REDES SOCIAIS