Notícias

Lula volta a dizer que Israel comete genocídio e critica Netanyahu

Presidente afirmou que condena fortemente o comportamento do governo israelense


25/09/2024 20h20

Durante a reunião da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), em Nova York, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva condenou as ações de Israel e do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu em relação ao conflito com o Hezbollah no Líbano.

Segundo informações da CNN, Lula criticou os ataques realizados por Israel e enfatizou que a resolução de cessar-fogo para o conflito na Faixa de Gaza foi aprovada pelo Conselho de Segurança da ONU. No entanto, Netanyahu não cumpriu a determinação.

Leia mais: Israel estuda entrada por terra no Líbano, diz chefe das Forças Armadas

Para o presidente, os países que apoiam o discurso do primeiro-ministro israelense precisam se esforçar mais para acabar com esse genocídio. Enquanto um lado do mundo está cuidando do planeta, buscando uma melhor qualidade de vida, o outro lado tem seres humanos se matando.

“Estamos numa situação em que, de um lado, cuidamos do planeta para ver se conseguimos melhorar a qualidade de vida, reduzir a emissão de gases do efeito estufa, diminuir as queimadas e preservar a água, e, de outro, o ser humano se mata. Não há nenhuma explicação para isso”, afirmou o presidente.

Leia mais: Após bombardeios de Israel, ONU registra mais de 90 mil deslocados no Líbano

Lula criticou a maneira como o governo de Israel tem agido diante desse cenário de guerra e disse ter certeza de que a "maioria do povo não concorda com esse genocídio" em relação aos ataques ao Líbano. Ele ainda argumentou que Netanyahu é uma das razões pelas quais o Brasil busca o fortalecimento da ONU.

“Além do que eu chamo de genocídio na Faixa de Gaza, é importante lembrar que o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu foi julgado pelo Tribunal Internacional que também julgou Vladimir Putin, e ele está condenado da mesma forma que Putin. É importante lembrar que já foram feitas várias discussões aqui no Conselho de Segurança da ONU e que várias tentativas de paz e de cessar-fogo foram aprovadas e que ele não cumpre”, acrescentou.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Profissionais da TV Cultura estão entre os jornalistas negros mais admirados do Brasil

Israel estuda entrada por terra no Líbano, diz chefe das Forças Armadas

"Foram muitas mentiras espalhadas", diz Deolane após assinar alvará de soltura

PF prende mais de 140 pessoas em operação contra abuso sexual infantil

STF permite que testemunhas de Jeová recusem transfusão de sangue