Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | Incor
Reprodução | Incor

O estado de São Paulo tem seis hospitais estaduais listados no ranking de 2025 dos melhores hospitais especializados do mundo. A lista World’s Best Specialized Hospitals 2025 foi publicada pela revista americana Newsweek, em parceria com a plataforma de dados Statista. 

Ligados à Secretaria de Estado da Saúde (SES), o Hospital das Clínicas (HC), o Instituto do Coração (InCor), o Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) e o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia estão entre as instituições mais relevantes. O Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e o Hospital São Paulo, contemplados com a Tabela SUS Paulista, fecham a lista de unidades paulistas.

O ranking elencou os centros especializados em saúde nas principais metrópoles do mundo em 12 áreas, e os melhores em cardiologia, cirurgia cardíaca, oncologia, endocrinologia, neurologia, neurocirurgia, ortopedia, gastroenterologia, pneumologia e pediatria foram avaliados.

O principal destaque fica com o Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo. Com oito décadas de existência, a instituição está entre as melhores em quatro especialidades. No ranking, ocupa o 32º lugar global em neurologia, o 93º em neurocirurgia e o 125º em gastroenterologia. Em ortopedia, o HC subiu sete posições em relação a 2024 e alcançou o 64º lugar.

O Instituto do Coração (InCor) ficou em evidência, sendo o primeiro colocado entre os hospitais da América Latina nas especialidades de cardiologia e cirurgia cardíaca. Em âmbito global, conquistou a 18ª posição em cardiologia, subindo três posições, e a 37ª em cirurgia cardíaca, crescendo seis posições no ranking em relação a 2024. O Instituto realiza mensalmente cerca de 20 mil consultas ambulatoriais e atende, em média, dois mil pacientes na sua Unidade de Emergência Referenciada, sendo 85% desses atendimentos via Sistema Único de Saúde (SUS).

Leia também: São Paulo começa operação para reduzir algas no Rio Pinheiros nesta sexta-feira (27)

O Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira (Icesp) se destacou como o único hospital público brasileiro no ranking de oncologia, ficando em 189º lugar.

O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia subiu 15 posições em cardiologia, conquistando o 49º lugar, e 12 posições em cirurgia cardíaca, agora no 82º lugar.

O Hospital das Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) se destacou nas especialidades de endocrinologia (97º) e pediatria (151º). A unidade é contemplada pela Tabela SUS Paulista, modelo que remunera em até cinco vezes as instituições filantrópicas e santas casas. 

O Hospital São Paulo também aparece na lista, ocupando o 115º lugar em pediatria. De janeiro a julho, a instituição foi contemplada pela Tabela SUS Paulista com mais de R$77 milhões.

A classificação tem como base os serviços de hospitais líderes em mais de 20 países e considera uma pesquisa entre profissionais médicos, certificações e os resultados dos tratamentos realizados nos pacientes, incluindo a prestação de cuidados, a rapidez no atendimento, a experiência e segurança do paciente, a tecnologia da informação e saúde digital, e a atratividade como empregador.

Leia também: Paraná Pesquisas: Ricardos Nunes tem 28%; Boulos, 24,9% e Marçal, 20,5%