Irã dispara mísseis contra Israel em primeira retaliação aos ataques sofridos pelo Hezbollah
O governo iraniano afirmou que o ataque foi uma retaliação ao assassinato dos chefes do Hezbollah e do Hamas, além da invasão do Exército israelense ao Líbano
01/10/2024 16h32
O Irã iniciou nesta terça-feira (1º) um ataque contra Israel. A ofensiva acontece horas após os Estados Unidos alertarem que os bombardeios eram iminentes. Segundo o governo de Israel, duas pessoas ficaram feridas sem gravidade, e não houve registro de prédios ou residências atingidos.
O governo do Irã afirmou que o ataque foi uma retaliação ao assassinato dos chefes do Hezbollah, Hassan Nasrallah, e do Hamas, Ismail Haniyeh, e à invasão do Exército israelense ao Líbano, nessa segunda-feira (31). Teerã disse que vai retaliar qualquer novo ataque israelense. De acordo com a imprensa local, cerca de 200 mísseis foram lançados.
Leia também: Governo bloqueia R$ 13,3 bilhões no Orçamento; Saúde, Cidades e Educação são os mais afetados
Eleições 2024: entenda como funciona o e-Título e como baixar o aplicativo
A maior parte dos ataques atingiu Tel Aviv e a população foi obrigada a se abrigar em bunkers e abrigos por mais de uma hora. Além disso, o espaço aéreo chegou a ficar totalmente fechado durante o ocorrido.
Essa foi a primeira resposta do Irã desde a escalada no conflito no Oriente Médio. Apesar do grupo armado atuar no Líbano, é financiado pelo governo iraniano.
Em apenas 12 minutos, os mísseis iranianos atravessaram os céus de pelo menos dois outros países do Oriente Médio e chegaram em Israel por volta das 18h30 no horário local (13h30 pelo horário de Brasília).
Cerca de 20 minutos depois, uma segunda leva de artefatos foi lançada, segundo a agência de notícias estatal do Irã. Dessa vez, a maior parte deles foi abatida pelo Domo de Ferro israelense, o sistema de defesa antiaérea.
REDES SOCIAIS