Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem/TV Cultura | Fotos: Divulgação
Montagem/TV Cultura | Fotos: Divulgação

O Dia Internacional do Café é celebrado nesta terça-feira (1º).

Neste ano, há mais um motivo para comemorar a data ao longo do mês: a 10ª edição do Coffee Week Brasil, que acontece de 4 a 27 de outubro em São Paulo.

Com a participação de dezenas de estabelecimentos em todas as regiões da grande metrópole, a iniciativa contará com dois combos exclusivos a preços fixos: R$ 14,90 e R$ 24,90. As opções elaboradas contam com café quente ou gelado, espresso ou coado, drinque com ou sem álcool, e acompanhamentos, seja doce ou salgado.

Desde a concepção, o Coffee Week Brasil tem como propósito divulgar toda a cadeia produtiva de cafés de boa qualidade, privilegiando desde o pequeno produtor e a torrefação, até os estabelecimentos onde é possível encontrar o produto diferenciado.

“O roteiro visa conectar esses locais ao público, proporcionando experiências para que o consumidor possa provar a bebida e seus acompanhamentos”, explica Julio Shiira, um dos idealizadores.

Leia também: Tratamento inovador com células tronco reverte diabetes pela primeira vez

Hábitos de consumo

De acordo com um levantamento nacional divulgado pela Associação Brasileira da Indústria de Café (ABIC) em outubro de 2023 e realizado pelo Instituto Axxus sobre a evolução dos hábitos e preferências dos consumidores, 29% dos brasileiros tomam mais de seis xícaras de café por dia, 46% consomem entre três e cinco xícaras e somente 3% não tomam a bebida.

Outro dado interessante da pesquisa que conversou com mais de quatro mil pessoas é que 61% dos brasileiros alegaram tomar café para melhorar a disposição e o humor, 40% por ritual, prazer e bem-estar, enquanto 35% desfrutam da bebida como uma oportunidade de interação social.

Os locais onde é mais consumida são: trabalho, casa e cafeterias/bares/restaurantes, respectivamente. No comparativo com a pesquisa anterior, realizada em 2021, 16% dos entrevistados disseram que aumentaram o consumo da bebida, enquanto 81% mantiveram e somente 3% reduziram.

Ao todo, estima-se que mais de 600 mil pessoas tenham desfrutado das promoções nas nove edições anteriores do Coffee Week Brasil. Neste ano, a expectativa é de envolver cerca de 100 mil apreciadores.

Entre os estabelecimentos que integram a iniciativa, estão: Gato Pingado, Pikurruchas, Santillos Emporium Café, True Coffee, Sterna Café, Filó Café, Feito Em Casa e Casa Trigo. A relação completa de estabelecimentos participantes pode ser acompanhada pelo site oficial do evento.

Leia também: “Anel de fogo”: eclipse solar anular poderá ser visto no Brasil nesta quarta-feira (2)