Notícias

Israel declara António Guterres, secretário-geral da ONU, como "persona non grata"

Decisão se dá devido ao fato da organização não ter condenado "de forma inequívoca" ataque com mísseis do Irã


02/10/2024 10h37

Israel declarou António Guterres, secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), como "persona non grata" nesta quarta-feira (2).

A decisão, inédita na guerra que acontece no Oriente Médio, se dá devido ao fato da ONU não ter condenado "de forma inequívoca" o ataque com mísseis promovido pelo Irã contra o território israelense na terça-feira (1º).

Com isso, Guterres está proibido de entrar no país. Em um comunicado, Israel Katz, ministro das Relações Exteriores, expõe que: "Qualquer um que seja incapaz de condenar de maneira inequívoca o ataque hediondo do Irã contra Israel não merece pisar em solo israelense. Este é um secretário-geral anti-Israel, que dá apoio a terroristas, estupradores e assassinos".

Leia também: Governo do Irã diz que ação contra Israel está concluída se não houver retaliação

O lançamento dos mísseis se deu em resposta às mortes de líderes do grupo extremista libanês. Projéteis cruzaram os céus de cidades importantes, como Tel Aviv e Jerusalém, no entanto, boa parte do ataque foi interceptado pelos sistemas de defesa de Israel.

O ministério das Relações Exteriores do Irã já havia solicitado anteriormente ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), que se reúne nesta quarta-feira (2) para tratar da escalada do conflito, que tomasse "ações significativas" para prevenir ameaças à paz e à segurança regional.

Após o ataque, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, classificou a ação iraniana como um "grande erro" e afirmou que eles irão "pagar".

A troca de agressões entre Israel e Hezbollah segue no Líbano nesta quarta-feira (2). Há relatos de ataques aéreos em Beirute e cidades libanesas ao sul. No norte de Israel, sirenes soaram em cidades como Safed, Yir'on e Avivim.

Leia também: Ataque terrorista nos arredores de Tel Aviv, em Israel, deixa oito mortos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo do Irã diz que ação contra Israel está concluída se não houver retaliação

Avião da FAB que irá repatriar brasileiros no Líbano decola do Rio de Janeiro com destino a Beirute

+Milionária pode pagar R$ 13 milhões no sorteio desta quarta-feira (2)

Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 45 milhões; veja dezenas sorteadas

Agência Moody's eleva nota de crédito do Brasil