Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

A estiagem na região amazônica fez o Rio Negro, que banha parte do estado do Amazonas, atingir o menor nível em mais de 120 anos.

O rio registrou nesta sexta-feira (4) a marca de 12,66m, o menor em 122 anos. O nível é quatro centímetros mais baixo que o recorde anterior, que era de 12,70m, registrado no dia 27 de outubro do ano passado. O Rio Negro tem descido em média 17 centímetros por dia.

A seca em todo estado do Amazonas afeta cerca de 750 mil pessoas, com destaque para a região metropolitana da capital Manaus. Cerca de 140 mil famílias estão prejudicadas de alguma forma pela descida das águas e todos os 62 municípios amazonenses estão em situação de emergência.

Leia também: Dois milhões e meio de veículos no Brasil correm risco de circular com airbag defeituoso

As consequências são graves para a população que depende dos rios para alimentação, remédios, meios de subsistência e transporte.

O Rio Negro é o maior rio em extensão na bacia amazônica, sendo um dos maiores do mundo em volume de água. De acordo com informações do Serviço Geológico do Brasil, o rio deve continuar a secar e pode ficar abaixo dos 12 metros.

Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar esta sexta-feira (4) no Jornal da Tarde:

Leia também: PF já abriu mais de 600 inquéritos para apurar crimes eleitorais desde o início da campanha