Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Beatriz Oliveira
Foto: Beatriz Oliveira

Marcelo Tas conversa com o professor, palestrante e filósofo Clóvis de Barros Filho nesta terça-feira (15), no Provoca. Na entrevista, ele fala quando a vida não vale a pena e a importância do prazer; sobre enriquecer o presente; a descoberta de sua doença e muito mais. A edição vai ao ar na TV Cultura, às 22h.

Tas pergunta: ‘Qual a vida que não vale a pena’? “É uma vida que despreza os seus maiores valores (...) e eu tenho cinco, seis coisas da existência humana que me parecem conferir valor a ela. Uma vida sem prazer é uma vida ruim. E aí quando a gente fala em prazer é um problema, a palavra prazer é tão boa e tão sabotada. Você não teve curso de prazer na escola, eu não tive (...) mas deveria ter, se é um valor da vida, deveria ter”, diz Barros Filho.

Leia mais: Governo Federal estuda taxar milionários para compensar isenção do IR até R$ 5 mil, diz Haddad

O professor conta quando descobriu uma doença e precisou encarar o descontrole da vida e do próprio corpo. “O desespero foi tamanho que eu fui para a Rodoviária Tietê. Pensei: eu vou passear pelos guichês e o ônibus que estiver saindo primeiro, eu pego. Eu fui parar em Goiânia. E para você ver que não foi um segundo de loucura, eu fiz a mesma coisa em Goiânia e fui parar em BH e depois em Vitória”, conta.