Notícias

Cão morre eletrocutado após tocar cabo energizado em SP

Caso aconteceu em Santo Amaro, na capital paulista


13/10/2024 18h14

Um cachorro de 10 anos morreu eletrocutado na manhã de sábado (12), em São Paulo, após tocar em um fio energizado.

O caso aconteceu na rua Diogo dos Quadros, Santo Amaro, Zona Sul da capital paulista, após o temporal que atingiu a cidade.

Os tutores de Bartho, Marina Guedes Corrêa e Rafael Kahane, relataram que o acidente foi durante um passeio pelo bairro, por volta das 7h20 de ontem. O cão Bartho pisou em um cabo de energia que estava rompido e acabou sendo eletrocutado.

Leia mais: Apagão em SP: Cerca de 760 mil clientes ainda estão sem luz

Após o acidente, os tutores precisaram esperar horas para o corpo do cachorro ser retirado do local.

Depois de 24h sem conseguir que a Enel fosse ao local para desenergizar o fio, Rafael e Marina publicaram o caso em uma rede social. Após a recuperação, uma equipe da companhia foi ao local pouco antes das 13h de hoje.

“Vocês não têm ideia da dor e do desespero de ver seu cachorro, que vocês cuidaram e amaram desde o primeiro dia, ir embora na sua frente desta forma e não poder fazer nada. Tivemos que conter o nosso instinto de não colocar as mãos para tentar salvá-lo. Tive que segurar firme na mão da minha esposa para que a gente fosse forte e ficasse ali parado ao lado dele”, escreveu Rafael.

Foram 30h esperando a equipe da concessionária para desligar a energia, segundo o relato do casal.

“Até aqui já há culpa da Enel Brasil, pela falha de segurança, pois um cabo de alta tensão, quando se parte, deveria ter uma trava que cortasse a energia automaticamente, e da Prefeitura de São Paulo pela falha na fiscalização”, disse.

"Não queria tornar isso público, mas fui obrigado para conseguir resolver o meu caso. Agora, vamos dar um enterro digno para o Bartho. A sensação que temos nesse momento é uma mistura de alívio, por termos retirado o corpo, com raiva e tristeza", completou Rafael.

O que diz a Enel

A Enel Distribuição São Paulo afirmou que “lamenta a morte do cachorro Bartho, ocorrida após o animal entrar em contato com um cabo de média tensão da companhia em Santo Amaro, em função do severo evento climático que afetou a área de concessão”.

“A distribuidora isolou o risco no local e encaminhou uma equipe para realizar os reparos necessários na rede. A empresa acrescenta que entrará em contato com os tutores para oferecer assistência".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministro cobra do presidente da Aneel plano de contingência para apagão em São Paulo

Apagão em SP: Aneel convoca reunião com representantes da Enel

Apagão em SP: Cerca de 760 mil clientes ainda estão sem luz

SpaceX realiza segundo voo completo da Starship

Federação de bares e restaurantes diz que vai acionar Enel na Justiça por prejuízos com apagão em SP