Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução | TV Cultura
Reprodução | TV Cultura

Uma série de exercícios militares chineses foram realizados ao redor de Taiwan, em represália à declaração do presidente taiwanês, Lai Ching-te, que defendeu a independência da ilha na semana passada. A China considera Taiwan parte de seu território.

O Ministério da Defesa chinês disse que os exercícios militares, que duraram cerca de algumas horas, foram um "aviso" aos separatistas taiwaneses, e que a operação testou a capacidade das tropas agirem em conjunto por terra, mar e ar. A China já declarou que "a tentativa de independência de Taiwan é incompatível com a paz na região".

Leia também: Israel ataca região de maioria cristã no Líbano pela primeira vez e deixa 21 mortos

Os Estados Unidos, que mantêm relações próximas com a ilha, apesar de não a reconhecerem como um país independente, criticaram a ação do governo chinês e chamaram a ameaça militar de "inexplicável".

Historicamente, Taiwan é um território chinês. A disputa começou em 1949, quando nacionalistas chineses, derrotados pelos comunistas, perderam a guerra civil e se abrigaram na ilha. Lá, eles se aliaram aos Estados Unidos e implementaram um regime democrático. Desde então, parte dos taiwaneses defende a independência. A China refuta a reivindicação.

Assista à matéria sobre o tema que foi ao ar esta segunda-feira (14) no Jornal da Tarde:

Leia também: Venezuela cancela passaportes de ativistas e jornalistas, diz jornal