Nasa lança missão para descobrir se há vida em lua de Júpiter
A espaçonave, que decolou nesta segunda-feira (14), é a maior já construída pela Nasa para exploração interplanetária
14/10/2024 18h16
A Nasa, agência espacial norte-americana, lançou nesta segunda-feira (14) a espaçonave Europa Clipper, que irá explorar uma das luas do planeta Júpiter, intitulada Europa.
O foguete SpaceX Falcon Heavy saiu por volta das 13h06, no horário de Brasília, do Centro Espacial Kennedy, localizado na Flórida (EUA).
A sonda é a maior construída pela Nasa para exploração interplanetária. Ao todo, são 30 metros de comprimento com os painéis solares estendidos. Entre os equipamentos científicos levados ao espaço estão câmeras, espectrógrafo, radares e magnetômetro.
O satélite almejado possui um oceano de água líquida sob sua camada de gelo, sendo, portanto, local potencial para encontrar vida.
O lançamento foi transmitido ao vivo no YouTube pelo canal da NASA. Assista:
Conhecida desde 1610, a lua Europa, um pouco menor que a da Terra, teve suas primeiras imagens feitas pela sonda Voyager em 1979. Na ocasião, foram revelados detalhes como as linhas avermelhadas do satélite.
Já na década de 1990, a sonda Galileo confirmou a alta probabilidade da presença de um oceano.
Como acontece a missão?
A sonda irá percorrer 2,9 bilhões de quilômetros, com duração estimada em cinco anos e meio. Chegando a Júpiter em 2030, deverá fazer 49 sobrevoos a cerca de 25 km da superfície da quarta maior lua que orbita o planeta. Essa parte principal deverá durar aproximadamente quatro anos.
Ao todo, foram gastos US$ 5,2 bilhões de dólares, que equivalem a R$ 29,2 bilhões.
De acordo com a própria Nasa, cerca de 4.000 pessoas trabalharam durante aproximadamente 10 anos na missão.
A lua em questão é habitável? Ela tem condições e elementos que permitem formas de vidas? Quais são as características detalhadas da composição do oceano? São esses questionamentos que a missão tentará responder.
Leia também: Moradores da Grande São Paulo protestam contra demora para restabelecer luz
REDES SOCIAIS