Notícias

Israel afirma ter matado Yahya Sinwar, líder número 1 do Hamas e mentor do atentado de 7 de outubro

Sinwar era o único remanescente do principal escalão à frente do grupo armado


17/10/2024 15h20

As Forças Armadas de Israel anunciaram nesta quinta-feira (17) que mataram Yahya Sinwar, número 1 do Hamas e mentor dos ataques de 7 de outubro de 2023, que deixaram cerca de 1.200 mortos.

Ele era um dos principais alvos de Israel desde o início da guerra. O líder tinha assumido o comando do grupo armado dois meses antes da primeira operação do Hamas contra Israel, em substituição a Ismail Hanyeh, assassinado por Israel no Irã.

Sinwar era o único remanescente do principal escalão à frente do Hamas. Além dele, todos morreram por ataques israelenses desde o início do conflito na Faixa de Gaza.

Leia também: Bloqueios de estradas na Bolívia: apoiadores de Evo Morales protestam contra acusações de crimes sexuais

Família de Liam Payne se pronuncia pela primeira vez sobre morte do cantor: "Para sempre em nossos corações"

"Sinwar foi eliminado após um ano em que se escondeu no coração da população civil em Gaza, e em esconderijos subterrâneos nos túneis do Hamas. Dezenas de ações realizadas pelas FDI e pelo Shin Bet (serviço secreto israelense) no último ano, e nas últimas semanas na área onde foi morto, reduziram a área de atividade de Yahya Sinwar, que foi perseguido pelas forças, e levaram à sua morte", disse o porta-voz das Forças, Daniel Hagari.

O ministro das Relações Exteriores, Israel Katz, também confirmou a morte. Segundo Israel, soldados mataram três integrantes do Hamas durante um confronto por terra em Gaza. O Exército israelense diz que realizou testes de DNA e de compatibilidade de arcada dentária para confirmar a identidade.

Mais cedo, fontes do Hamas disseram à agência de notícias Reuters que "indicações sugerem que Sinwar foi morto em uma operação de Israel em Gaza".

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

STF determina que governo deve adotar medidas para garantir acesso de pessoas trans ao SUS

Governo de SP lança campanha de conscientização sobre importância do diagnóstico precoce de câncer de mama

Governo de SP lança campanha de incentivo à atualização da caderneta de vacinação

Duas pessoas foram atropeladas na praia por uma lancha em Balneário Camboriú; uma vítima morreu

PT assina resolução do Foro de São Paulo que reconhece vitória de Maduro na Venezuela