Governo de SP lança campanha de incentivo à atualização da caderneta de vacinação
Imunização desempenha papel fundamental na prevenção de surtos e epidemias de doenças evitáveis
17/10/2024 18h22
O governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), celebra o Dia Nacional da Imunização e lança a campanha “VARcina” nesta quinta-feira (17).
A ação tem como objetivo incentivar a população a manter sua caderneta de vacinação atualizada, promover a prevenção individual e coletiva de doenças, reduzir a disseminação de agentes infecciosos em crianças e adultos, além de esclarecer as dúvidas mais frequentes sobre vacinas.
Leia mais: Fiocruz oficializa pedido ao Ministério da Saúde para produção de vacina brasileira contra dengue
Os cidadãos podem acessar informações sobre efeitos colaterais, eficácia das vacinas, doenças preveníveis e os riscos de não se vacinar no site oficial do governo. Manter a caderneta de vacinação atualizada é essencial para proteger aqueles que não podem ser vacinados, como pessoas com sistemas imunológicos comprometidos e alérgicos a componentes das vacinas.
“Essa é mais uma iniciativa do governo de SP para incentivar a população a se vacinar. Afinal, reforçando a imunização e seguindo o calendário vacinal, evitamos a reintrodução de doenças erradicadas no país, como a poliomielite”, afirma a diretora do Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE) da SES, Tatiana Lang.
Leia mais: Polícia Civil resgata aves exóticas e silvestres na cidade de Campo Belo, em Minas Gerais
Vacinação infantil
Para as crianças, é ainda mais importante manter o cronograma de vacinas atualizado, já que, durante a fase de desenvolvimento, a contaminação por doenças pode ser mais grave. Isso é especialmente relevante em casos de coqueluche e poliomielite, doenças altamente contagiosas que podem ser evitadas por meio da imunização.
No calendário básico de vacinação infantil, estão previstas imunizações contra doenças como hepatite B, difteria, tétano, meningite, pneumonia, febre amarela, sarampo, caxumba, rubéola, entre outras. Todas são oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Leia mais: Relatório preliminar da autópsia revela causa da morte de Liam Payne aos 31 anos; confira
REDES SOCIAIS