Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, volta a receber voos comerciais após mais de cinco meses
Retomada dos embarques e desembarques ocorre de forma gradual
21/10/2024 12h59
O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, voltou a receber voos comerciais nesta segunda-feira (21).
A retomada dos embarques e desembarques ocorre após mais de cinco meses, com estimativa de que 71 operações passem pelo terminal ao longo do dia, com previsão de movimentação de nove mil passageiros, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos.
A nova fase de recuperação da pista e do terminal incluiu, segundo a Fraport, limpeza e inspeção das placas de concreto e base, seguidas pela fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1,4 mil metros.
Também foram refeitas a sinalização horizontal, as luzes de balizamento e a recuperação parcial de várias subestações de energia, além da recuperação dos sistemas de elevadores, escadas rolantes e de restituição de bagagem.
Ao todo, 128 frequências domésticas podem ser recebidas diariamente, com cerca de 12 operações por hora, entre às 8h e 22h. O primeiro voo comercial a desembarcar nesta manhã foi uma aeronave da companhia Azul vinda do aeroporto de Viracopos, em Campinas. Já o primeiro embarque teve como destino o aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
A retomada dos voos ocorre de forma gradual, seguindo todos os critérios internacionais de segurança, segundo o Ministério de Portos e Aeroportos. Durante a primeira fase, as aeronaves utilizarão 1.730 metros de pista.
A fase seguinte será concluída em dezembro, quando é esperada a retomada da rota para a Cidade do Panamá, por meio da Copa Airlines. Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo. Para novembro, é aguardada a retomada de voos para Curitiba, Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana.
Janeiro de 2025 deve contar com a retomada de viagens sem paradas para Buenos Aires (Aerolíneas Argentinas), Lima e Santiago (Latam). Para estes destinos, as passagens já estão sendo comercializadas.
REDES SOCIAIS