O Ibama apreendeu, no Centro de Triagem Internacional dos Correios (Ceint), em São Paulo, 50 aranhas-caranguejeiras em meio a uma carga vinda da Bélgica.
Os animais da família Theraphosidae estavam sendo transportados por um homem brasileiro, que chegava da Europa na última sexta-feira (18). As aranhas estavam escondidas em meio a roupas infantis, brinquedos, materiais escolares e itens alimentares.
A apreensão é resultado da Operação Hermes, que visa combater o tráfico ilegal de animais silvestres. De acordo o órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente, o crime não só ameaça à biodiversidade mas também o "patrimônio genético nacional".
Ainda segundo comunicado da organização, o responsável foi autuado e multado em R$ 12 mil por não possuir licença ambiental.
Leia também: Lula publica primeira foto após acidente doméstico
Já as aranhas foram encaminhadas ao Laboratório de Coleções Zoológicas do Instituto Butantã (SP). No local, elas serão analisadas e ainda poderão ser incluídas em projetos de pesquisa científica.
A operação em questão apreendeu, de janeiro a outubro deste ano em São Paulo, mais de 8.000 espécimes da fauna silvestre e exótica, além de 40kg de bexigas natatórias de peixes e 120kg de barbatanas de tubarão.
Entre os principais objetivos do transporte ilícito estão a criação doméstica e a comercialização clandestina.
Leia também: Exame toxicológico revela drogas no organismo do cantor Liam Payne, diz site
REDES SOCIAIS