Coreia do Norte já enviou três mil soldados à Rússia, dizem autoridades sul-coreanas
O envio das tropas tem o objetivo de fortalecer o país de Vladimir Putin na guerra contra a Ucrânia
23/10/2024 19h08
A Coreia do Norte já enviou três mil soldados à Rússia para lutarem na guerra contra a Ucrânia, segundo políticos da Coreia do Sul. Os dados foram divulgados pelo Serviço Nacional de Inteligência sul-coreano.
Além disso, as autoridades afirmaram que a Coreia do Norte teria prometido enviar, ao todo, 10 mil agentes ao país de Vladimir Putin até dezembro.
Leia também: Defesa Civil de SP alerta para rajadas de vento entre quinta (24) e sexta-feira (25)
TV Cultura tem cobertura especial no segundo turno das eleições municipais
Em resposta, Seul comunicou nessa terça (22) que o país avalia fornecer armas à Ucrânia.
"Consideraríamos o fornecimento de armas para fins defensivos como parte dos cenários passo a passo e, se parecer que eles estão indo longe demais, também podemos considerar o uso ofensivo", disse o funcionário presidencial aos repórteres.
Segundo o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, seu governo também tem informações de inteligência sobre 12 mil tropas norte-coreanas sendo preparadas para se juntar às forças russas.
Nesta quarta (23), o Secretário de Defesa dos EUA, Lloyd Austin, disse que os EUA têm evidências da presença de soldados norte-coreanos na Rússia.
"Há evidências de que há tropas da Coreia do Norte na Rússia. O que exatamente elas estão fazendo? Ainda precisamos descobrir. São coisas que precisamos esclarecer", disse Austin a repórteres em Roma.
REDES SOCIAIS