Notícias

Após vetar a entrada da Venezuela no Brics, governo de Maduro acusa Brasil de 'agressão'

O comunicado ainda agradeceu ao presidente russo, Vladimir Putin, pelo convite feito a Maduro para participar da Cúpula. Liderada em 2024 pelo Kremlin, a aliança teve sua cúpula realizada nesta semana


25/10/2024 10h04

A Venezuela afirmou nesta quinta-feira (24) que o veto do Brasil à entrada do país no Brics "constitui uma agressão" e um "gesto hostil" contra o território liderado por Nicolás Maduro.

Leia mais: Bolsa Família 2024: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 6 nesta sexta-feira (25)

A manifestação ocorreu por meio de um comunicado assinado por Yván Gil Pinto, ministro das Relações Exteriores da Venezuela. O texto foi divulgado em espanhol e português. O Itamaraty informou que não vai comentar oficialmente a declaração.

Comunicado agradeceu ao presidente russo, Vladimir Putin, pelo convite feito a Maduro para participar da Cúpula do Brics. Liderada em 2024 pelo Kremlin, a aliança teve sua cúpula realizada nesta semana, na cidade russa Kazan.

Além de russos e iranianos, fazem parte do bloco África do Sul, Arábia Saudita, China, Índia, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Brasil.

Veja o comunicado da Venezuela:

A decisão brasileira constitui uma agressão contra a Venezuela e um gesto hostil que se soma à política criminosa de sanções impostas contra um povo corajoso e revolucionário, como o povo venezuelano. A Venezuela agracia o Sul e o Leste global com a sua firmeza na defesa da autodeterminação e da igualdade soberana dos Estados. Nenhum estratagema ou manobra concebida contra a Venezuela interromperá o curso da história. Nasce um novo mundo! A Venezuela faz parte deste mundo livre sem hegemonismo.

Leia também: Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 85 milhões; veja dezenas sorteadas

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Três pessoas estão desaparecidas após fortes chuvas atingirem o estado de São Paulo

Após vetar à entrada da Venezuela no Brics, governo de Maduro acusa Brasil de 'agressão'

Bolsa Família 2024: Caixa Econômica paga beneficiários com NIS de final 6 nesta sexta-feira (25)

Mega-Sena acumula e próximo vencedor pode receber R$ 85 milhões; veja dezenas sorteadas

Mega-Sena: Veja dezenas sorteadas nesta quinta-feira (24)