Notícias

Venezuela convoca embaixador no Brasil para retorno ao país

Na última semana, o Brasil se manifestou contra a entrada da Venezuela no Brics durante a cúpula realizada em Kazan, na Rússia


30/10/2024 17h45

A Venezuela anunciou nesta quarta-feira (30) que convocou Manuel Vadell, seu embaixador em Brasília, para retornar ao país. Além disso, Vadell foi chamado para expressar o descontentamento venezuelano em relação a declarações feitas por porta-vozes brasileiros.

O governo venezuelano classificou as falas de Celso Amorim, assessor do presidente Lula, como “recorrentes interferências e declarações grosseiras”. Em comunicado, o governo também descreveu o comportamento de Amorim como o de “um mensageiro do imperialismo norte-americano, que tem se dedicado, impertinentemente, a emitir juízos de valor sobre processos que dizem respeito apenas aos venezuelanos”.

Leia mais: Rogério de Andrade, bicheiro e patrono de escola de samba, está em área isolada de presídio em Bangu

Segundo o portal g1, a convocação de um embaixador é uma forma de repreensão diplomática entre países. Para a Venezuela, as declarações de Amorim e de outros porta-vozes brasileiros constituem uma agressão flagrante, ameaçando os laços diplomáticos entre os dois países.

Em audiência na Câmara dos Deputados, na terça-feira (29), Amorim afirmou que as autoridades venezuelanas estavam acusando injustamente o Brasil de impedir a entrada da Venezuela no Brics

Leia mais: Prédio atingido por incêndio em SP está com auto de vistoria vencido

Ele ainda lembrou que “o Brasil concordou com Cuba e não concordou com a Venezuela”. “Porque existe esse mal-estar, que eu espero que possa se dissolver à medida que as coisas se normalizem”.

Confira na íntegra a nota do Ministério das Relações Exteriores venezuelano.

"O Ministério do Poder Popular para as Relações Exteriores da República Bolivariana da Venezuela convocou, hoje, o encarregado de negócios da República Federativa do Brasil, com o objetivo de manifestar seu mais firme repúdio às recorrentes declarações intervencionistas e grosseiras de representantes autorizados pelo governo brasileiro, em particular as feitas pelo assessor especial de Assuntos Exteriores, Celso Amorim, que, comportando-se mais como um mensageiro do imperialismo norte-americano, tem se dedicado, de maneira impertinente, a emitir juízos de valor sobre processos que são responsabilidade exclusiva dos venezuelanos e de suas instituições democráticas. Tais declarações constituem uma agressão constante que mina as relações políticas e diplomáticas entre os Estados, ameaçando os laços que unem os dois países.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Venezuela convoca embaixador no Brasil para retorno ao país

Nova série do Café Filosófico sobre Feminismos estreia na TV Cultura em novembro

Rogério de Andrade, bicheiro e patrono de escola de samba, está em área isolada de presídio em Bangu

Prédio atingido por incêndio em SP está com auto de vistoria vencido

Senado Federal aprova projeto que limita descontos em lançamentos de livros por um ano