Os Correios anunciaram na última quinta-feira (31), em São Paulo, o lançamento de uma campanha estratégica para atender ao aumento da demanda durante o mês de novembro, impulsionada pela Black Friday, que ocorrerá no dia 29.
A expectativa da estatal é de um crescimento de 10% no volume de encomendas em relação ao ano passado, movimentando cerca de R$ 8 bilhões.
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O evento de lançamento contou com a participação de 200 parceiros, principalmente pequenos e médios empresários do setor de comércio eletrônico. A campanha visa reforçar o atendimento e aprimorar as políticas de relacionamento com clientes comerciais, adaptando-se aos perfis regionais e fortalecendo as relações com grandes empresas parceiras, como AliExpress, Arezzo&Co e Mercado Livre.
As companhias expressaram otimismo, apostando em estratégias de marketing e vendas voltadas para o aumento de tempo de interação dos clientes em suas plataformas.
O AliExpress, por exemplo, prevê dobrar a movimentação semanal em sua plataforma durante as três semanas de maior demanda, com um pico de operações envolvendo 14 aviões cargueiros modelo 747, com capacidade de 100 toneladas cada. A empresa aposta em aplicativos próprios e em promoções com cupons para manter os clientes engajados nas compras online.
Segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), o setor de vendas eletrônicas está estável desde 2021, com um faturamento anual de cerca de R$ 200 bilhões, mas ainda tem potencial de expansão.
A pandemia impulsionou o e-commerce, que passou de R$ 50 bilhões em 2016 para um patamar quatro vezes maior. Atualmente, a maior parte das vendas concentra-se na região Sudeste, com destaque para São Paulo, responsável por metade das transações.
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