Eleições presidenciais nos EUA: entenda como funcionam os votos
Dia oficial do processo eleitoral acontece nesta terça-feira (5), em todo país
04/11/2024 19h09
No último dia de campanha eleitoral nos Estados Unidos, a vice-presidente Kamala Harris, candidata à presidência pelo Partido Democrata, e o ex-presidente Donald Trump, do Partido Republicano, seguem mobilizando seus esforços para garantir o máximo de apoio possível no dia da eleição.
Em seus últimos momentos, a eleição de 2024 está sendo praticamente disputada nos "swing states", um termo americano utilizado pela mídia em coberturas políticas para se referir aos estados que não possuem uma tendência política fixa. Ou seja, nenhum partido ou candidato possui uma maioria absoluta nas intenções de voto, e qualquer um pode vencer.
Leia mais: ANPD abre processo contra o TikTok por suspeita de violação de dados de crianças e adolescentes
Entre esses estados estão Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Carolina do Norte, Geórgia, Arizona e Nevada. Eles possuem uma história de alternância entre partidos em diferentes ciclos eleitorais, e o resultado nesses locais será crucial para decidir o vencedor da presidência.
Veja como funcionam as eleições presidenciais nos EUA
Diferentemente do Brasil, em vez da utilização de urnas eletrônicas e da realização do processo de votação em um único dia, nos Estados Unidos os cidadãos escolhem seus candidatos por meio de cédulas de papel e podem até realizar a votação por correio, antecipadamente.
Leia mais: Itamaraty confirma morte de bebê brasileira de 1 ano em ataque no Líbano
Isso torna o processo de contagem dos votos mais complexo e demorado, com o resultado sendo divulgado apenas alguns dias após a votação, ou em alguns casos, levando até semanas. Mesmo que nenhum dos candidatos atinja a porcentagem de 50% dos votos, o processo eleitoral é realizado em um único turno.
Além disso, ao contrário do Brasil, o voto não é obrigatório nos EUA. As regras eleitorais são estipuladas individualmente por cada estado, sem qualquer tipo de padronização geral para o sistema de coleta dos votos.
Leia mais: “Pacote de corte de gastos deve ser anunciado nesta semana”, diz Haddad
A eleição é indireta
O presidente não é eleito diretamente pelo voto da população. Os eleitores de cada estado votam em delegados para representar suas escolhas no Colégio Eleitoral, formado por 538 delegados.
Os delegados são figuras políticas associadas a um dos dois partidos – o Partido Democrata ou o Partido Republicano – que votam em nome dos eleitores de cada estado.
Leia mais: Morre Evandro Teixeira, um dos maiores nomes do fotojornalismo brasileiro, aos 88 anos
Como funciona a contagem de votos?
Para sair vitorioso da eleição, é preciso conquistar 270 dos 538 delegados do Colégio Eleitoral, e cada estado possui um número de delegados que varia de acordo com a população e o total de representantes no Congresso.
O candidato mais votado pela população de um estado leva todos os delegados desse estado, mesmo que vença por um voto de diferença. Na maioria dos casos, o vencedor por estado é anunciado na noite da eleição, após o encerramento das votações gerais.
REDES SOCIAIS