Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Cerca de 26,6% dos estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) faltaram ao primeiro dia de prova, realizado no último domingo (3). Diante disso, muitos candidatos têm dúvidas sobre a participação no segundo dia de provas, que acontecerá neste domingo (10).

A resposta é que os estudantes que não compareceram na semana passada, devem sim participar da prova desta semana e, caso se enquadrem em determinadas situações, podem solicitar a reaplicação da avaliação do primeiro dia. O edital do Enem 2024 especifica que a reaplicação é válida em casos de problemas logísticos ou de saúde.

Leia também: Shopping Cidade São Paulo promove evento de adoção de animais neste sábado (9)

Situações que garantem reaplicação

Os candidatos que faltaram ao primeiro dia de provas devido a problemas logísticos, como desastres naturais, falta de energia elétrica ou erro de execução de procedimento que tenha prejudicado a aplicação, têm direito a pedir a reaplicação. 

Além disso, quem foi acometido por doenças infectocontagiosas também pode solicitar a reaplicação, incluindo condições como tuberculose, influenza A e B, Covid-19, sarampo e poliomielite, entre outras listadas no edital.

O pedido para a reaplicação deve ser feito entre os dias 11 e 15 de novembro, diretamente na Página do Participante. Se aprovado, o candidato realizará a reaplicação nos dias 10 e/ou 11 de dezembro, data destinada à aplicação do exame para pessoas privadas de liberdade.

Vale lembrar que o Inep alerta que candidatos que alegarem indisposição ou problemas de saúde durante a aplicação e não concluírem a prova não poderão retornar à sala de exames para finalizar a avaliação, nem solicitar a reaplicação. A reaplicação será concedida somente em casos de falta justificada, com a devida comprovação das condições.

Leia mais: PF promove operação para desarticular organização criminosa que lesou cerca de 10 mil pessoas