Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Ana Paula Santos
Foto: Ana Paula Santos

No Provoca desta terça-feira (12), Marcelo Tas recebe a montanhista Aretha Duarte, primeira mulher negra latino-americana a escalar o Monte Everest

Durante o programa, ela diz o que pensa sobre se tornar uma referência para outras mulheres e meninas negras, dá detalhes de sua próxima expedição e conta que seu medo de altura é importante, pois a torna mais cuidadosa. A entrevista inédita vai ao ar a partir das 22h, na TV Cultura.

No bate-papo, Aretha comenta sobre a importância da representatividade do marco que alcançou: “Quando me liguei, percebi que a minha história seria importante no sentido de gerar reflexão, de pessoas negras praticando montanhismo, de falar um pouco da história, dos desafios e das dificuldades”.

Leia também: Beyoncé supera Jay-Z e se torna a artista mais indicada ao Grammy

Nos últimos dias, foi atrás de um novo objetivo: escalar o Monte Kilimanjaro, na Tazmânia. Intitulada de “Sankofa”, expressão de Gana traduzida como “voltar para buscar”, a expedição para a montanha mais alta da África acontece justo no Mês da Consciência Negra, e, de acordo com Aretha, não é por acaso. 

“A gente escolheu exatamente esse nome porque reconhece que esse projeto tem a ver com esse grupo de pessoas negras do Brasil, montanhistas, indo praticar uma expedição à alta montanha, algo muito desafiador, muito raro de acontecer, também com a oportunidade de se reconectar com a cultura africana”, comenta.

A montanhista ainda surpreende Tas com a revelação de que tem medo de altura: "O medo de altura me ajuda também a ser mais sistemática, prudente e organizada para garantir a minha segurança", comenta. 

Leia também: 'Ainda Estou Aqui' estreia em primeiro lugar nas bilheterias brasileiras