Dos mais de 4,3 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, cerca de 30,6% dos estudantes não compareceram ao segundo dia de provas nesse domingo (10).
No entanto, segundo Camilo Santana, ministro da Educação, a taxa foi menor do que em 2023 e 2022, quando 32% e 32,1% dos candidatos não compareceram aos locais de aplicação. No primeiro dia de exame neste ano, a abstenção foi de 26,6%.
Leia também: Embraer faz acordo para fornecer aeronave C-390 para as Forças Armadas da Suécia
Ao todo, 1.925 alunos foram eliminados do processo seletivo, menos do que os 4.999 da semana passada. Os principais motivos foram:
portar equipamentos eletrônicos;
deixar a prova com o caderno de questões antes dos 30 minutos finais;
sair do local de prova antes do horário permitido;
utilizar impressos;
registrar ou divulgar imagem da prova.
Por outro lado, o número de ocorrências aumentou, passando de 689 para 1.037. Apesar disso, não houve prejuízo a nenhum local de prova, segundo Santana. As principais ocorrências foram emergências médicas, interrupções temporárias de energia elétrica e problemas com o abastecimento de água.
A expectativa é de que a publicação dos gabaritos e provas do Enem 2024 seja antecipada para esta semana pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A previsão inicial era de que a divulgação ocorreria no dia 20 de novembro.
Leia também: Lula realiza exames, apresenta melhora e é liberado para viajar
REDES SOCIAIS