Governo reduz imposto de medicamentos para tratar câncer de próstata
Decisão é anunciada no mês de combate ao câncer de próstata
11/11/2024 17h02
O Comitê Executivo de Gestão da Câmara de Comércio Exterior (Camex) anunciou nesta segunda-feira (11) que vai zerar o imposto de importação para medicamentos usados no tratamento de câncer de próstata e outros tipos de câncer.
O Camex também reduziu a zero o imposto para outros produtos: luvas médicas, pás eólicas, pneus e defensivos agrícolas; além de lentes de contato hidrogel e filmes utilizados em radiografias, entre outros.
Leia mais: Governo de SP entra com ação contra Enel por falhas no fornecimento de energia
As tarifas de importação de todos esses insumos variavam de 3,6% a 18% e foram agora reduzidas a 0%.
Além disso, o comitê também aprovou o aumento de tarifa para insumos de vidro para fins industriais e células fotovoltaicas usadas na cadeia produtiva de painéis solares.
Segundo a nota, o aumento foi aprovado “para fortalecimento da produção local e geração de empregos no Brasil”
O anúncio é feito em meio à campanha Novembro Azul, que tem como objetivo conscientizar a conscientização da população acerca das doenças que atingem a saúde masculina, como o câncer de próstata.
De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil. A doença matou 17 mil brasileiros em 2023, segundo dados da pesquisa da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).
REDES SOCIAIS