O estado de São Paulo realiza o “Dia D de Mobilização Estadual” contra a dengue nesta quarta-feira (13).
A iniciativa reforça as ações de prevenção e eliminação dos focos do Aedes aegypti, que buscam conscientizar a população sobre a doença. A Escola Estadual Frontin Guimarães, em Santana, inclusive, contará com uma dinâmica especial com debates em sala de aula.
Profissionais das Secretarias de Estado da Saúde (SES) e Educação (Seduc) conduzirão as atividades, que apresentam como objetivo ressaltar a importância da eliminação de criadouros do mosquito, apresentando o ciclo dele (desde ovos, larvas, pulpa e o inseto na fase adulta), além da organização de jogos lúdicos e campanhas de limpeza regulares dentro do ambiente escolar.
Leia também: 1 em cada 3 professores da rede pública leciona sem formação adequada, diz pesquisa
A Defesa Civil e a Prefeitura de São Paulo também farão varreduras na região para investigar possíveis focos de criadouros, além de orientar todos os moradores sobre as formas de prevenção.
“O trabalho em conjunto é essencial para redução do número de casos da doença e na eliminação do mosquito. As mudanças climáticas no estado contribuem para que as transmissões das arboviroses prosperem mais rapidamente e exigem mais atenção da população”, ressalta Regiane de Paula, coordenadora de Controle de Doenças da SES.
A iniciativa, espalhada por todo o estado, é realizada pelas secretarias estaduais da Saúde e Educação, Instituto Butantan, Defesa Civil, Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems).
Por meio da Secretaria de Estado da Saúde, o Governo do Estado de São Paulo lançou o portal “Dengue 100 Dúvidas” com as 100 perguntas mais frequentes sobre dengue, zika e chikungunya nos buscadores da internet. A ferramenta desmistifica as fake news que circulam nas redes sociais e orienta os cidadãos sobre as doenças.
REDES SOCIAIS