Notícias

G20: Argentina volta atrás e adere à Aliança Global contra a Fome

Com isso, 82 países passam a integrar a iniciativa


18/11/2024 19h02

O governo argentino decidiu aderir à iniciativa do Brasil da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, nesta segunda-feira (18), na cúpula do G20, no Rio de Janeiro.

Até então, a Argentina era a única nação do G20 que não tinha aderido à aliança.

Leia mais: G20: Após duas edições, líderes mundiais tiram foto oficial no Rio de Janeiro

Com isso, a Aliança conta agora com 148 membros fundadores, incluindo 82 países, a União Africana, a União Europeia, 24 organizações internacionais, 9 instituições financeiras internacionais e 31 organizações filantrópicas e não governamentais.

A adesão está aberta desde julho deste ano, e os países podem aderir a qualquer momento. Além dos membros do G20, aderiram à iniciativa nações como Uruguai, Ucrânia, Suíça, Nigéria, Angola, Colômbia, Jordânia e Líbano, entre outras.

O projeto busca combater a fome e a pobreza global até 2030, por meio da implementação e financiamento de políticas públicas comprovadamente eficazes.

A ação tem como objetivo expandir programas já testados com sucesso, como transferências de renda, merenda escolar, agricultura familiar e microcrédito, em países de baixa e média renda. Entre as metas estabelecidas, destacam-se a inclusão de 500 milhões de pessoas em programas de transferência de renda e o aumento do número de crianças beneficiadas por refeições escolares em países pobres, dobrando o alcance atual e atingindo 150 milhões de alunos até 2030.

Os membros da aliança podem contribuir de três formas: como financiadores, fornecendo exemplos de políticas públicas bem-sucedidas ou implementando projetos em escala nacional.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Quatro pessoas ficam feridas após ataque em Israel

Por unanimidade, Primeira Turma do STF decide manter prisão preventiva de Domingos Brazão

EUA confirmam primeiro caso de nova variante da Mpox

G20: Após duas edições, líderes mundiais tiram foto oficial no Rio de Janeiro

Dia Nacional da Consciência Negra: é feriado ou ponto facultativo?