Notícias

Forte chuva em SP deixa capital paulista em situação de alerta para alagamentos

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura; fim de semana deve ter tempo instável


28/11/2024 17h56

A forte chuva que atingiu a cidade de São Paulo na tarde desta quinta-feira (28) deixou a capital paulista em estado de alerta para alagamentos.

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas da prefeitura (CGE), as zonas norte, leste, oeste, sul, sudeste; centro; Marginal Tietê; e Marginal Pinheiros estão na lista de atenção.

Ainda segundo o CGE, imagens do radar meteorológico de São Paulo, nos municípios de Cotia, Barueri, Embu e Itapecerica da Serra chove forte com potencial para granizo. Essas instabilidades devem atuar na capital paulista.

“Há potencial para raios e rajadas moderadas de vento, de até 40Km/h, o que eleva o potencial para formação de alagamentos e queda de árvores na Grande São Paulo”, alerta o centro de monitoramento.

A prefeitura orienta evitar transitar em ruas alagadas, não enfrentar correntezas, se manter longe da rede elétricas e de árvores, evitar ruas bloqueadas e se abrigar em casas e prédios.

Leia também: Rio de Janeiro tem o dia mais quente do ano nesta quinta-feira (28)



Tendência para os próximos dias

Segundo o CGE, a propagação de uma frente fria pelo litoral paulista deve deixar o tempo instável, além de amenizar o calor dos últimos dias.

Nesta sexta-feira (29), a frente fria mantém o tempo instável, com condições para chuvas isoladas já no período da madrugada. No decorrer do dia, ocorrem períodos de melhoria e o sol pode aparecer entre nuvens.

Termômetros devem variar entre mínimas de 22°C e máximas de 28°C. A partir do meio da tarde as instabilidades ganham força e há condições para pancadas de chuva de moderada a forte intensidade, com elevado potencial para formação de alagamentos.

O sábado (30) segue com tempo instável e deve apresentar chuvas isoladas, que se alternam com períodos de melhoria ao longo do dia. O sol pode aparecer rapidamente entre muitas nuvens e as temperaturas variam entre mínimas de 21°C e máximas que podem chegar aos 27°C.

Leia também: Ministério da Saúde antecipa entrega de insulina para garantir abastecimento no SUS

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Rio de Janeiro tem o dia mais quente do ano nesta quinta-feira (28)

No 1º dia de cessar-fogo, Israel e Hezbollah trocam acusações de violação

Aos 112 anos, brasileiro se torna homem mais velho do mundo

Ministério da Saúde antecipa entrega de insulina para garantir abastecimento no SUS

Governo da Rússia condena advogado a sete anos de prisão após posts sobre guerra na Ucrânia