Notícias

Aneel aciona bandeira verde em dezembro

Bandeira foi acionada por causa da "expressiva melhora" das condições de geração de energia


29/11/2024 17h56

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (29) que a bandeira tarifária será verde em dezembro.

Segundo a Aneel, a bandeira verde foi acionada por causa da "expressiva melhora" das condições de geração de energia, com as chuvas.

“Após a vigência da bandeira amarela em novembro, a expressiva melhora das condições de geração de energia no país permitiu a mudança para a bandeira verde em dezembro, deixando-se de cobrar o adicional de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos”, explicou a Aneel em nota.

Leia mais: Naufrágio deixa pelo menos 18 mortos em Camarões após tempestade

“Nas últimas semanas, o período chuvoso mais intenso favoreceu a geração de energia hidrelétrica, com custo de geração inferior ao de fontes termelétricas - acionada mais frequentemente quando os níveis dos reservatórios estão baixos”, afirmou a entidade.

A bandeira ficou verde de abril de 2022 até julho de 2024, quando foi interrompida com o anúncio da bandeira amarela, seguida de bandeira verde em agosto, vermelha, patamar 1, em setembro, vermelha, patamar 2, em outubro, e amarela em novembro.

Esta é a primeira bandeira verde desde agosto.

O diretor-geral da ANEEL, Sandoval Feitosa, destacou que "o sistema de bandeiras se consolidou no Brasil como uma forma democrática de o setor elétrico dialogar com a sociedade sobre o consumo eficiente e o custo da energia".

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado pela ANEEL em 2015 para indicar, aos consumidores, os custos da geração de energia no Brasil. Ele reflete o custo variável da produção de energia, considerando fatores como a disponibilidade de recursos hídricos, o avanço das fontes renováveis, bem como o acionamento de fontes de geração mais caras como as termelétricas.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Dia Mundial de Combate à Aids: campanha "Fique Sabendo" mobiliza todo o Estado de SP

Roda Viva recebe o presidente do MASP, Heitor Martins, nesta segunda-feira (2)

Naufrágio deixa pelo menos 18 mortos em Camarões após tempestade

Dívida bruta do Brasil supera R$ 9 trilhões pela 1ª vez, aponta Banco Central

Fuvest 2025 divulga lista de convocados para a 2ª fase; veja