O Governo de São Paulo, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), celebra um marco inédito da campanha "Fique Sabendo", que neste ano atingiu a adesão de 100% dos municípios paulistas.
Pela primeira vez, as 645 cidades estão mobilizadas na 17ª edição da iniciativa estadual de testagem de HIV e sífilis, reforçando o compromisso com a saúde pública e a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). O lançamento oficial da campanha ocorre neste domingo (1º), em alinhamento com o Dia Mundial da AIDS.
No vão livre do Masp acontece a 2ª edição da Caminhada Meditativa, em parceria com a monja Coen. Também na capital, no Parque Augusta, haverá testagem rápida. Outras ações serão realizadas no decorrer da semana, incluindo estação de metrô e trem.
Leia também: Roda Viva recebe o presidente do MASP, Heitor Martins, nesta segunda-feira (2)
A estimativa é que sejam realizados mais de 440 mil exames, incluindo testes rápidos de HIV, sífilis e, em alguns casos, hepatites B e C, bem como exames convencionais.
Criada em 2007, a "Fique Sabendo" é uma das principais iniciativas do estado no enfrentamento ao HIV/AIDS e ISTs. Com foco em testagem, diagnóstico precoce e orientação, a ação tem contribuído significativamente para o controle da epidemia, alinhando-se às metas globais de saúde.
Além disso, mais de 5.600 unidades de saúde participam ativamente, sendo 935 unidades da rede especializada, 129 unidades da Secretaria de Administração Penitenciária e 4.632 unidades de Atenção Básica (92% de adesão desta rede).
Foco em Populações Vulneráveis
A campanha deste ano aposta em estratégias extramuros para alcançar populações-chave e prioritárias, levando ações além das unidades de saúde. Uma das principais iniciativas será a distribuição de autotestes de HIV, fornecidos pelo SUS: 268 municípios participarão da oferta.
Parcerias com a Sociedade Civil
Iniciativas em parceria com Organizações da Sociedade Civil têm se mostrado fundamentais para a captação de populações prioritárias, com municípios realizando testes diretamente por meio destas parcerias.
Confira a programação:
1/12 (domingo):
Caminhada meditativa – Uma homenagem às vidas positivas
No Dia Mundial da AIDS será realizada a 2ª edição da Caminhada Meditativa, organizada pela Fundação Poder Jovem. A atividade homenageia as pessoas que vivem com HIV, promovendo inclusão, acolhimento e a valorização da vida.
Data: 1º de dezembro de 2024 (domingo);
Horário: Concentração às 8h30;
Local: Vão livre do MASP;
Itinerário: MASP ao Instituto Moreira Salles;
Orientação: Utilize uma camiseta ou camisa branca.
Testes rápidos e ações no Parque Augusta
No mesmo dia, o CRT estará no Parque Augusta, localizado na Rua Augusta, das 10h às 15h, oferecendo testes rápidos de HIV e sífilis por punção digital. No local, serão distribuídos preservativos externos (masculinos), internos (femininos), gel lubrificante, além de informações e orientações sobre PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e autotestes de HIV.
4/12 (quarta-feira): o CRT estará na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e de Design da Universidade de São Paulo (USP), participando do evento "Fazendo Arte com Prevenção", idealizado por Vera Paiva, das 12h às 18h, oferecendo testes rápidos de HIV e sífilis por punção digital. No local, também serão distribuídos preservativos externos (masculinos), internos (femininos), gel lubrificante, além de informações e orientações sobre PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e autotestes de HIV.
5/12 (quinta-feira): o CRT estará no CRD Brunna Valin, na República, das 14h às 18h, oferecendo testes rápidos de HIV e sífilis por punção digital.
5/12 (quinta-feira): ação na estação da CPTM Brás
O CRT também estará na estação da CPTM Brás, das 9h30 às 13h30, oferecendo testes rápidos de HIV e sífilis por punção digital. No local, ainda serão distribuídos preservativos externos (masculinos), internos (femininos), gel lubrificante, além de informações e orientações sobre PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), PEP (Profilaxia Pós-Exposição) e autotestes de HIV.
Leia também: Jovem brasileiro morre na Ucrânia atuando como voluntário de guerra
REDES SOCIAIS