Morre Rogério Cerqueira Leite, um dos maiores nomes da ciência brasileira, aos 93 anos
Sepultamento acontece neste domingo (1º) em Campinas
01/12/2024 15h00
Rogério Cerqueira Leite, um dos maiores nomes da ciência brasileira, morreu na madrugada deste domingo (1º), aos 93 anos.
A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM).
Em nota, a instituição, na qual era presidente de honra e ex-diretor geral, o homenageia: “O falecimento de Prof. Rogério Cezar de Cerqueira Leite é sentido com grande pesar por todos os colaboradores do CNPEM e, certamente, por grandes entusiastas da ciência, tecnologia e inovação do Brasil”.
Graduado em Engenharia Eletrônica e Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e doutorado em Física de Sólidos pela Universidade de Paris (Sorbonne), Leite foi diretor dos Institutos de Física e Artes e coordenador geral das faculdades da Unicamp, universidade da qual era professor-emérito.
No X, o antigo Twitter, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirma que ele foi "um dos nossos maiores cientistas e um dos principais responsáveis pelo desenvolvimento da pesquisa e avanços da ciência no Brasil".
Com início às 13h, o sepultamento acontece neste domingo (1º) no cemitério Flamboyant, em Campinas, no interior do estado de São Paulo. Cerqueira deixa três filhos.
Leia também: Roda Viva recebe o presidente do MASP, Heitor Martins, nesta segunda-feira (2)
REDES SOCIAIS