Notícias

Inglaterra deportou mais de 600 brasileiros no mês de agosto, diz jornal britânico

Autoridades britânicas e brasileiras dizem que os envolvidos são pessoas que se inscreveram em um programa voluntário de incentivo criado por Londres


02/12/2024 20h49

De acordo com a publicação britânica The Observer, a Inglaterra deportou mais de 600 brasileiros, entre estes 109 crianças, no mês de agosto em três voos secretos.

A reportagem fala de "deportação" e diz que foi o caso mais numeroso até hoje. O texto destaca também que algumas das crianças nasceram na Inglaterra e nunca tinham saído do país.

Os governos britânico e brasileiro recusam o termo "deportação", e dizem que os envolvidos são pessoas que se inscreveram em um programa voluntário de incentivo criado por Londres.

Os retornados estavam no Reino Unido há mais tempo do que permitido em seus vistos. O programa ofereceu passagem aérea e um bônus de cerca de 3 mil libras, ou cerca de R$ 22 mil, para ajudar na reintegração de volta ao Brasil.

Leia também: Torcedor de seis anos é banido de estádio francês por atirar objetos no campo

O ministério das relações exteriores, em nota, disse ao Jornal da Cultura que o Brasil consentiu com o programa uma vez que "a participação dos nacionais é voluntária".

No ano passado, entraram na Inglaterra cerca de 900 mil imigrantes legais. Existem no país cerca de 230 mil brasileiros registrados e um número de ilegais é estimado em torno de 70 mil.

O governo trabalhista de Keir Starmer, recém-eleito, quer reduzir estes números e para tanto tem aumentado a vigilância nas fronteiras.

Leia também: Inmet alerta para temporais com chuvas fortes e ventos de até 100 km/h

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inmet alerta para temporais com chuvas fortes e ventos de até 100 km/h

ANS anuncia novas regras para cancelamento de planos de saúde por inadimplência

Trump diz que Hamas 'vai pagar caro' se não libertar reféns israelenses até o dia da sua posse

Empresas que não pagaram primeira parcela do décimo terceiro podem ser multadas pelo Ministério do Trabalho

Medicamento injetável promete prevenção de quase 100% contra o vírus HIV