O Roda Viva desta segunda-feira (9) recebe Jonathan Haidt, psicólogo e professor da Universidade de Nova York,
Autor do best-seller ‘A Geração Ansiosa’, o entrevistado acredita que as crianças não devem ter celulares até os 14 anos e devem ficar sem contato com as redes sociais pelo menos até os 16 anos.
Durante o programa, Haidt defende banir celulares das escolas como forma de combater os problemas de desenvolvimento nos jovens, causados pelo uso do aparelho.
“Tentamos educar as crianças para o uso dos celulares, mas ninguém está conseguindo (...) as escolas sem celulares são essenciais, fáceis de implementar e sempre dão bons resultados”, comenta.
Ainda de acordo com o professor, instituições de ensino que adotaram a prática notaram ganhos na interação entre os alunos.
“Procurei alguma escola que tivesse dado esse passo e depois voltado atrás, porque foi ruim, mas não encontrei. Em quase toda escola que bane celulares, se diz a mesma coisa: ‘voltamos a ouvir risadas nos corredores’”, conta.
Participam da bancada de entrevistadores Isabela Palhares, repórter da Folha de S. Paulo; Januária Cristina Alves, colunista do Nexo Jornal; Leon Ferrari, repórter de saúde no O Estado de S.Paulo; Maria Clara Cabral, diretora de redação da Revista Qualé; e Michel Alcoforado, antropólogo e pesquisador.
Assista ao programa na íntegra:
Com apresentação de Vera Magalhães, o programa inédito vai ao ar ao vivo a partir das 22h na TV Cultura, no site da emissora, no app Cultura Play e nas redes sociais YouTube, Tik Tok, X e Facebook.
REDES SOCIAIS