Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/ TV Cultura
Reprodução/ TV Cultura

O Roda Viva desta segunda-feira (9) recebe Jonathan Haidt, psicólogo e professor da Universidade de Nova York,

Autor do best-seller ‘A Geração Ansiosa’, o entrevistado acredita que as crianças não devem ter celulares até os 14 anos e devem ficar sem contato com as redes sociais pelo menos até os 16 anos.

Durante o programa, Januária Cristina, escritora e colunista do Nexo Jornal, questionou Jonathan sobre o excesso de leitura no mundo digital, que estaria substituindo a leitura tradicional e interferindo no processo educacional.

“Ler um livro leva muito tempo. Você mergulha nas ideias de uma pessoa ou em uma história por bastante tempo, e as histórias fazem bem. O ser humano evoluiu com histórias; nós contamos histórias ao redor de uma fogueira. Então, se um aluno ou aluna consegue mergulhar em um livro ou até mesmo em um filme por muitas horas, isso é algo positivo", disse Haidt.

O psicólogo continuou dizendo que, apesar de a leitura em aparelhos digitais parecer mais “prática”, acabamos nos distraindo com maior facilidade, e que a vida eletrônica tem destruído nossa capacidade de manter a atenção.

“Por isso, acho que os livros de papel são incrivelmente valiosos. E, pelo que ouvimos e pelo que os dados corroboram, os jovens estão lendo poucos livros. Muitas crianças nunca leem livros. Não conseguem. Não têm capacidade de se concentrar em um livro por tanto tempo. Vemos isso até mesmo entre universitários. É difícil para eles lerem um livro", completou.

Participam da bancada de entrevistadores Isabela Palhares, repórter da Folha de S. Paulo; Januária Cristina Alves, colunista do Nexo Jornal; Leon Ferrari, repórter de saúde no O Estado de S.Paulo; Maria Clara Cabral, diretora de redação da Revista Qualé; e Michel Alcoforado, antropólogo e pesquisador.

Assista ao programa na íntegra: