Notícias

Inflação desacelera para 0,39% em novembro, mas segue acima da meta anual

Carnes e passagens aéreas pressionam índice; energia elétrica traz alívio


10/12/2024 11h28

A inflação oficial do Brasil, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), desacelerou de 0,56% em outubro para 0,39% em novembro, segundo dados divulgados nesta terça-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Apesar da desaceleração, o índice acumulado em 12 meses chegou a 4,87%, acima do teto da meta anual, que é de 3% com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou para menos.

Leia também: Com Lula internado em SP, Geraldo Alckmin assume compromissos previstos na agenda oficial

O grupo Alimentação e bebidas foi o principal responsável pela alta de novembro, com avanço de 1,55%, o que contribuiu com 0,33 ponto percentual (p.p.) para o índice geral. O destaque ficou para o aumento de 8,02% no preço das carnes, incluindo a alcatra (+9,31%) e o contrafilé (+7,83%).

No grupo Transportes, que subiu 0,89%, as passagens aéreas registraram aumento expressivo de 22,65%, representando o maior impacto individual no índice, com 0,13 p.p. No entanto, os preços dos combustíveis recuaram 0,15%, com quedas no etanol (-0,19%) e na gasolina (-0,16%).

Por outro lado, o grupo Habitação trouxe alívio para o IPCA, com deflação de 1,53%, puxada pela redução de 6,27% no custo da energia elétrica residencial. A mudança da bandeira tarifária de vermelha para amarela, devido a condições favoráveis de geração de energia, foi determinante para o resultado.

O índice de difusão, que mede o percentual de itens com aumento de preços, caiu de 62% em outubro para 58% em novembro, indicando menor disseminação dos reajustes.

Com o resultado acima do esperado pelo mercado financeiro, que projetava 0,37% para o mês, aumenta a pressão sobre o Banco Central. O Comitê de Política Monetária (Copom) está reunido esta semana para decidir sobre a taxa Selic, atualmente em 11,25% ao ano. A inflação acumulada em 12 meses reforça a expectativa de que o BC adote medidas mais rígidas para tentar trazer a inflação de volta à meta.

No acumulado de 2023, o IPCA subiu 4,29%. Para dezembro, o IBGE calcula que o índice precisa ficar abaixo de 0,20% para evitar que a inflação ultrapasse o teto da meta estabelecida.

Leia mais: Dalton Trevisan, um dos maiores contistas da literatura do Brasil, morre aos 99 anos

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Com Lula internado em SP, Geraldo Alckmin assume compromissos previstos na agenda oficial

Dalton Trevisan, um dos maiores contistas da literatura do Brasil, morre aos 99 anos

Perigo das IAs e mais: confira os principais pontos do Roda Viva com Jonathan Haidt

Após cirurgia, Lula se encontra bem, conversando e se alimentando normalmente, informam médicos

Renúncia à presidência da Síria foi ‘decisão pessoal’ de Bashar al-Assad, diz Kremlin