Notícias

Saúde de SP lança programa de apoio a adultos com necessidades relacionadas ao uso de drogas

A Linha de Cuidados oferece atendimento humanizado e integral, que vai desde a abordagem nas cenas de uso, como programas de desintoxicação


17/12/2024 17h48

O vice-governador do estado de São Paulo, Felicio Ramuth, participou do lançamento da Linha de Cuidado Integral a adultos com necessidades relacionadas ao uso de crack, álcool e outras drogas em cenas abertas de uso, promovido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O evento aconteceu nesta terça-feira (17), no Centro de Convenções Rebouças, na zona oeste da capital paulista.

A Linha de Cuidados oferece atendimento humanizado e integral, que vai desde a abordagem nas cenas de uso, com programas de desintoxicação voltados para uma população em alta vulnerabilidade, situação de rua e dependência química. Algumas das ações previstas já são realizadas na região central da cidade de São Paulo, como as abordagens de rua e encaminhamentos para serviços especializados.

Leia mais: TV Cultura estreia documentário sobre seus 55 anos

"Nestes dois últimos anos, enfrentamos muitos desafios. Iniciamos sem uma política estadual de drogas estruturada, mas, com diálogo e observação, conseguimos avanços significativos. A sinergia entre estado e município foi essencial, assim como a criação de um repositório de dados”, disse Felicio Ramuth.

“Com mais de 40 mil atendimentos no HUB e 9 mil encaminhamentos para comunidades terapêuticas, vemos resultados positivos, mas ainda temos muito trabalho pela frente. A integração e o diálogo contínuo fazem toda a diferença", completou.

Além disso, a linha prevê oferecer atendimento individualizado por equipe multidisciplinar, com projeto terapêutico singular para cada paciente, com indicação de tratamento de acordo com suas necessidades no contexto da Rede de Atenção Psicossocial (Raps).

O evento contou com a participação da secretária-executiva da Saúde, Priscilla Perdicaris; de Maurício Serpa, secretário-executivo da Saúde do Município de São Paulo; de Edsom Ortega, secretário municipal executivo de Projetos Estratégicos; e de demais autoridades. Cabe ressaltar que a Lei 17.183, sancionada em abril de 2023, instituiu a Política Estadual sobre Drogas, fundamental para assegurar que novas ações e medidas sejam tomadas de forma intersetorial entre as secretarias da Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Justiça, Segurança Pública e Casa Civil.

"Pela primeira vez, conseguimos um alinhamento integrado e sustentável entre prefeitura e estado, o que tem sido fundamental para enfrentar os desafios da saúde e construir políticas que realmente atendam às necessidades da população", afirmou a secretária-executiva.

O evento contou com painéis técnicos que abordarão temas como o percurso do paciente desde a integração até a reinserção social, bem como discussões sobre a fase pré-hospitalar, os programas de desintoxicação e os cuidados pós-tratamento ofertados aos pacientes.

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula tem 35% de aprovação e 34% de reprovação após dois anos de governo, aponta Datafolha

TV Cultura estreia documentário sobre seus 55 anos

Ucrânia reivindica autoria de atentado que matou chefe do programa nuclear da Rússia

Ministério da Saúde entrega 258 novas ambulâncias para renovar frota pelo país

Com 150 milhões de passagens gratuitas, Domingão Tarifa Zero completa um ano em SP