Descarrilamento de trem causa transtornos e superlotação na Linha 11-Coral da CPTM
Operação é parcialmente normalizada; reparos seguem em andamento
19/12/2024 12h00
Superlotação e atrasos marcaram o início da operação na Linha 11-Coral da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), consequência do descarrilamento de um trem de carga da MRS Logística próximo à estação Brás, na madrugada da última quarta-feira (18).
Desde o início da operação comercial às 4h, os trens da linha circulam em via única entre as estações Brás e Tatuapé, com intervalos maiores, para permitir os reparos nos trilhos danificados pelo acidente.
Segundo a CPTM, as equipes trabalham na substituição de lastro, dormentes e trilhos, além do alinhamento da rede ferroviária. A previsão é de que a operação seja plenamente normalizada até o fim desta tarde.
Na madrugada desta quinta (19), por volta de 1h30, as locomotivas e vagões do trem descarrilado foram retirados da via, mas os danos estruturais continuam impactando o serviço. Mais de 70 técnicos estão mobilizados nos reparos.
Leia também: Senado Federal aprova projeto de lei que limita o uso de celulares nas escolas
Superlotação e alternativas para os passageiros
O cenário de superlotação e empurra-empurra nas plataformas foi registrado em diversas estações, agravado pelo fluxo desviado para a Linha 3-Vermelha do Metrô, que opera com transferência gratuita nas estações Tatuapé e Corinthians-Itaquera. Essa linha também enfrenta lentidão devido a manobras para atender à demanda.
Para minimizar os transtornos, a CPTM acionou 10 ônibus do Sistema Paese entre Brás e Tatuapé. A empresa recomenda que os passageiros utilizem, quando possível, a Linha 12-Safira da CPTM e a Linha 3-Vermelha do Metrô como alternativas.
Investigações e impacto na operação
As causas do descarrilamento, que envolveu três vagões e duas locomotivas da MRS Logística, ainda estão sendo investigadas. A empresa informou que parte da composição foi desviada para os pátios da CPTM e da MRS, e a carga seguirá para o destino final, Alumínio (SP), assim que a via for liberada.
Outras linhas da CPTM, como 7-Rubi, 10-Turquesa, 12-Safira, 13-Jade e o Expresso Aeroporto, operam normalmente.
Leia mais: Novos exames apontam que Lula está bem, e presidente é liberado para voltar a Brasília
REDES SOCIAIS